geral@ine.gov.ao
Os ODS são um grande desafio para os países implementarem acções que possam melhorar as condições de vida das populações em somente 15 anos.
Para que este caminho seja feito com sucesso é necessário que os países deiam um sinal forte adoptando medidas concretas que possam impactar na vida de todos os cidadãos de forma efectiva.
Há necessidade de se perceber que não se pode isolar as pessoas dos seus problemas e os ODS irão, sem sombras de dúvidas, alterar esta situação colocando as Pessoas, o Planeta, a Prosperidade, a Paz e as Parcerias no centro da governação.Enquanto que, para os INE e consequentemente para os SEN, um dos principais pilares da democracia e dos sistemas de governação dos países, associa-se o desafio em termos de disponibilização de dados e estatísticas acessíveis, fiáveis que permitam medir o progresso em direcção aos ODS.
O INE de Angola tem um papel crucial na produção e coordenação das estatísticas oficiais do país, contribuindo para a disponibilidade de informação estatística internacionalmente comparável e que permita a sociedade ter meios de controlo e participar no desenvolvimento sustentável.
Dr.Geral: Camilo Seitas